História do halloween

by - outubro 24, 2016


OiOi gente!! Estamos na reta final de outubro e com ele sempre vem o Halloween, aquela festa onde os filmes mostram um bando de crianças batendo de porta em porta dizendo: 'doces ou travessuras?!' Pois bem, pensando nisso, resolvi fazer uma série de com 4 postagens sobre o Halloween, e para inaugurar é sempre bom conhecer a história e algumas curiosidades, antes de falar que só é o 'Dia das Bruxas'.
Aqui no Brasil, em alguns lugares, por conta dos filmes americanos acabaram adotando essa festa que é comemorada no dia 31 de outubro, mas você sabe o que tem por trás do 'Dia das Bruxas'? É só continuar lendo que eu te conto tudinho.

O QUE SIGNIFICA HALLOWEEN?

Para alguns estudiosos, essa palavra surgiu de várias adaptações, dentre elas o 'All Hallow's Day' e 'All Hallow's Even' , 'Noite de Todos os Santos' e 'Véspera do Dia de Todos os Santos, respectivamente.
'Hallow' é uma palavra do inglês antigo que significa 'pessoa santa'


HISTÓRIA

Surgiu entre o povo celta que acreditavam que no último dia do Verão, os espíritos saiam do cemitério para possuir os corpos dos vivos e como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 eles apagavam as luzes e fogueiras das suas casas, e as decoravam com abóboras, ossos enfeitados, velas e dentre outros objetos com a finalidade de assustar esses fantasmas.
Por ser uma festa pagã, foi condendada por toda a Europa durante a Idade Média, que passou a ser chamada de 'Dia das Bruxas' e aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira. Para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia dos Finados ( 2 de Novembro.)

SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS

A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria;
A vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral;
O caldeirão: Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos;
A vassoura: Simbolizava o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa e equivocadamente, pensa-se que era transporte para as bruxas;
As moedas: Eram recolhidas no final da festa e doadas aos necessitados;
A aranhaSimboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente;
Os morcegos:  Simbolizam a clarividência, pois eles conseguem ver além das formas e das aparências sem a necessidade da visão ocular, conseguem captar as formas e as distâncias através de sua própria energia, emitindo sinais ultra sônicos;
O Gato preto:Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.

CURIOSIDADES

Cor Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia. vital encontrada na cor laranja.
Cor Preta - Cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.
- Cor do mestre.

Cor Roxa - Cor da magia ritualística.
Doces ou Travessuras?É originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

CRÍTICAS

Alguns brasileiros são contra à comemoração alegando que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado e comemorado. Por isso, foi criado pelo governo em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.



E ai gente? Alguém mudou ou teve outra visão do que significa o halloween depois da leitura? Vocês são a favor ou contra à essa comemoração?  Espero que tenham gostado do assunto, beijos!!


As informações desse texto foram retiradas desse site e deste site, adaptado para o público do blog Kombi Chic que tem como um dos princípios básicos, sempre trazer curiosidades que nos afetam de forma diretamente ou não, por tanto, não estou incentivando ninguém a difamar a cultura alheia e muito menos incentivando a quem não concorda em participar. O que vale aqui é informar, porque há inúmeras pessoas que saem falando o que não sabem, tendo como verdades, informações falsas. O mundo já está cheio de ruindade para continuarmos nisso. Se você é a favor ou contra, respeito a sua opinião.  
Me acompanhem no Facebook 💙 Instagram 💙 YouTube 

You May Also Like

17 comments

  1. Olá! O Halloween é uma tradição pagã, aqui no Brasil que - que foi colonizado por católicos, dificilmente essa tradição se tornaria popular. Eu sinceramente acho legal... trocaria fácil pelo carnaval hehe

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaah, se fosse para escolher ainda ficaria com o carnaval. Apesar da grande influência, também acho que difícil essa moda pegar kk. beeijos :*

      Eliminar
  2. No último parágrafo tem uma frase repetida. Eu concordo que o Brasil tem uma cultura riquíssima (não somente folclore) e que não é explorada, brasileiro gosta de elogiar o outro e esquece suas preciosidades. Eu acho bem legal o Halloween, mas gosto mais da minha cultura.
    www.rumorandhorror.blogspot.com
    www.instagram.com/ScornOfMoon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, já vou endireitar. Concordo plenamente com você, é aquele velho ditado ' a grama do vizinho é mais verde'.. Quem sabe um dia esse pensamento mude.. Beijos

      Eliminar
  3. UAL! Todo mundo fala muito sobre o Halloween, mas muitas pessoas nao sabem o significado né? Eu sou uma dessas pessoas! hahaha Adorei o post, muito legal saber o significado de cada cor e dos objetos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aii que bom que você gostou. Fico muito feliz com isso e espero que você volte mais vezes.
      Beijos :*

      Eliminar
  4. Amo halloween e sempre me empolgo nessa época do ano, imagina se tivesse isso aqui no Brasil também? Eu adorava quando fazia inglês porque a escola toda ficava no clima, assistíamos filmes, tínhamos atividades extras e era tudo muito delicia :)

    ResponderEliminar
  5. Sou apaixonada pelo Halloween, acho tão lindo! Seria legal se tivesse por aqui, mas o Brasil realmente tem uma Cultura muito rica (que vai alem do folclore) e deveria ser mais valorizada.
    Abraço ❤

    ResponderEliminar
  6. Ahhh que legal! <3 Adorei o post.
    Eu gosto muito do Halloween e fico triste por ele não ser tão popular aqui no Brasil, quanto é nos Estados Unidos! <3
    Amo essa época de fantasia e decoração!
    Parabéns pelo post, muito bem explicado e super detalhado, beijos! <3

    ResponderEliminar
  7. Que bacana sobre as cores não sabia disso não
    Esse tema não é muito minha praia não
    na verdade não gosto muito , mais achei super bacana
    descobrir sobre as cores.

    obrigada por compartilhar .

    ResponderEliminar
  8. Eu acho bem legal o Halloween, mas gosto mais da minha cultura.
    adoro o Halloween
    http://www.brunasmantovani.com/

    ResponderEliminar
  9. Gosto demais desta época. Pra mim é um momento de se libertar, mostrar seu lado sombrio (muaahh) e ser livre!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. É uma pena que o Halloween não seja tão explorado por aqui. Entendo que nossa cultura em si já não é muito explorada, mas poxa, o haloween que vemos em filmes e livros é tão interessante!
    E sair para pedir doces? SONHO ♥

    ResponderEliminar
  11. Gente, essa postagem me lembrou a primeira temporada de AHS! HAHAHAHA.
    Eu adoro a analogia que fazem também com o Haloween e as bruxas de Salém, aliás, eu sempre adorei a história das bruxas, perseguições a elas e a Idade das Trevas, enfim, AMO HALLOWEEN! HAHAHAHA <3

    ResponderEliminar
  12. Nossa, bem curioso! Não sabia que essa data tinha essa origem. Interessante.

    Beijoo ♥
    www.cerejablack.com

    ResponderEliminar
  13. Por muito tempo, nessa época do ano, tive que fazer trabalhos sobre o Halloween, na escola eles sempre pediam. Confesso que é uma data meio indiferente pra mim, porque sou muito medrosa e não gosto de coisas de terror hahaha

    http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderEliminar
  14. eu também achava isso, mas ai via que alguns pais das minhas amigas não as deixavam comemorar e fui pesquisar.. Obrigada pela visita :*

    ResponderEliminar

Você também pode comentar em anônimo, muito obrigada pelo feedback e em breve irei te responder.

Se quiser saber qual foi a minha resposta é só clicar em "notificar me".
Beijos!! 💜